[Projeto 2015] +QP | Mais Que Palavras (Fevereiro)

Boa noite gente! O que estão achando dessa mudança de horário - de novo - que ocorrerá amanhã? Justo agora que eu estava começando a me acostumar com o horário de verão =c (HAHAHA). Mas ainda assim, prefiro o horário normal, além de que ganharemos uma hora a mais hoje! o/. Mas enfim, chega de papo furado, porque hoje eu postarei um texto referente ao mês de Fevereiro do Projeto +QP | Mais Que Palavras, que foi criado para estimular os escritores a escreverem mais sobre diversos temas diferentes. Se ainda não leram o texto que fiz sobre "expectativas", que foi o tema de Janeiro, cliquem aqui. O tema desse mês foi "internet" e eu decidi fazer um texto contando um pouquinho o que penso sobre ela. Vêm ler!


Uma Vida Offline

Atualmente vivemos em uma sociedade online. Pessoas que criam perfis falsos no Facebook para tentarem enganar quem não as conhece verdadeiramente. Elas usam suas próprias fotos, mas jamais sem um efeito ou um retoque. Sentem necessidade de postar fotos todos os dias para receberem um elogio que no fundo sabem que não é verdadeiro. A pessoa que a elogia, por sua vez, cria uma amizade virtual com a dona da foto e constrói um relacionamento entre ambas que não existe. Um relacionamento cheio de elogios, comentários agradáveis e amor ao próximo, mas que na realidade não passa de uma farsa. Mas se é amizade verdadeira mesmo, cadê as críticas? Cadê as verdades? Cadê as brigas? Isso sim é uma amizade verdadeira! Mas as pessoas sofrem uma carência tão grande que se tornam grandes amigas da primeira pessoa que estiver online em sua rede social. 

A internet aproxima sim as pessoas, mas de uma forma errada. Amigos que eram realmente amigos na vida real, hoje já não se falam mais por intrigas que causaram no Facebook, por tweets que fizeram uns aos outros ou por fotos que postaram no Instagram. As pessoas não sabem distinguir o mundo virtual do mundo real. Elas se expõem, expõem seus sentimentos, suas alegrias ou tristezas, e se esquecem de que milhares de pessoas as estão observando. Mas elas criaram um mundinho onde precisam comentar com seus amigos diariamente que estão felizes para que acreditem que essa felicidade é real e assim, continuem seguindo em frente. Criaram um mundo onde precisam ter alguém para desabafar sobre os seus problemas, se esquecendo de que todos nós devemos ter nossa privacidade e os nossos segredos, isso faz bem. 

Eu vivi o finalzinho da época onde as pessoas conversavam somente pessoalmente ou por telefone, onde celular era coisa de rico, onde as pessoas enviavam cartas para contar as novidades para alguém que estava distante, onde as pessoas utilizavam as bibliotecas para estudarem. E querem saber? Eu sinto falta disso tudo! Porque eu, eu mesmo, me perdi nesse mundo virtual e hoje sou totalmente dependente dele. Já briguei com tantas pessoas por motivos tão tolos, já tirei tantas fotos que me arrependi depois, que, a partir de hoje, eu realmente quero consertar isso. Quero ficar mais tempo com a minha família, com os meus amigos, quero ler mais, estudar mais, viver mais! Precisamos viver mais, precisamos de uma vida em off. 

Mas é claro que a internet também nos trouxe coisas boas, já que podemos fazer tantas amizades verdadeiras através dela, já que a facilidade que temos para pesquisar tantos assuntos aumentou e muito o nosso conhecimento, já que podemos mostrar um pouco do que somos e gostamos em nossos blogs. Ahh internet, você pode salvar vidas e ao mesmo tempo destruí-las. Por isso, aqui vai o meu conselho para todos nós: viva mais! Mas viva mesmo, não dependa de tecnologia alguma para ser feliz e você verá que sorrisos brotarão em seu rosto com mais sinceridade.


Outros textos para o projeto: Criativisando | Qual é o seu lado B?





6 comentários:

  1. Gostei muito do texto infelizmente a cada dia que passa mais as pessoas se afastam das pessoas reais pra ficarem com as pessoas virtuais.
    eu namoro a distância mas isso nao significa que eu deixe de viver minha vida por causa disso.
    acho importante pessoas como você falarem sobre esse assunto pra ver se abre mais a mente dad pessoas pra verem o qud realmente importa.
    bjx.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  2. Amo poder conversar com minha amiga que está morando nos EUA, amo conversar com pessoas que nunca vi pessoalmente, amo poder ser mais desinibida, já que a internet traz isso... mas felizmente, ainda tenho uma boa noção de online/offline. Ainda troco cartas, gosto dessas coisas... ótimo texto :*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Joyce,
    Adorei seu texto!
    Realmente, algumas pessoas esquecem que há um mundo offline esperando para ser vivido e extrapolam na exposição na internet.
    Eu tenho balancear o máximo possível meu tempo online e espero conseguir sempre viver o que tiver que viver! rs :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
  4. Sim, é sempre bom pensar nas coisas boas que as coisas trazem para nós, mas tbm faz bem parar e pensar nos pontos negativos para abrir os olhos né?
    gostei do post

    somundomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amizades verdadeiras hoje em dia estão em falta. Ótimo texto para pensarmos sobre nossas atitudes online. Bjsss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto! A internet nos prende muito, deixamos de viver por causa dela. Nos prendemos a um mundo... Passei 4 dias sem internet durante o carnaval e foi a melhor coisa que aconteceu. Redescobri o mundo! rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir