[Dicas] Como organizar sua vida escolar e tirar notas boas?

Olá pessoal! Hoje eu vim trazer um post que provavelmente ajudará muitas pessoas -inclusive eu- a se organizarem melhor com sua vida escolar. Vamos falar bem a verdade, tanto o colégio quanto a faculdade, ocupam a maior parte do nosso tempo. Quando não estamos estudando lá, estamos estudando em casa. Quase não temos tempo para a família, para o blog, para as redes sociais e algumas vezes nem mesmo para dormir direito - sim gente, essa é a minha rotina escolar. Mas é por isso que estou aqui para tentar ajudá-los a se organizarem melhor e consecutivamente, tirarem notas melhores. Vou mostrar algumas coisas que eu fiz ano passado e que deram certo e outras dicas que vi na internet e que pretendo fazer esse ano.


01. Tenha um caderninho ou uma agenda para se organizar.

Não adianta gente, só de pensar em organização a primeira coisa que vem a cabeça é sempre um caderninho ou uma agenda, por mais clichê que isso pareça ser, mas é a dica mais importante de todas. Eu particularmente prefiro um caderno, pois posso dividi-lo em várias categorias e aproveitá-lo não somente para os estudos, mas também para a vida pessoal, leituras, etc. Uma das categorias do meu caderno se chama "Estudos" e nela eu faço listas de tarefas que preciso fazer em determinado prazo. Vou mostrar a vocês três formas como vocês podem organizar essas tarefas:

1.1 - Organize as tarefas por mês.

Ignorem a qualidade da câmera :@

Eu confesso que para mim essa forma de organização não deu muito certo. Porque na verdade durante o passar dos dias, irão surgir muuitas tarefas e você não dará conta de ir anotando por ordem cronológica, a não ser que sua agenda seja virtual. Mas é uma forma de se organizar, não custa tentar.

1.2 - Organize as tarefas por matéria.


Esse metódo de organização é mais eficaz do que o anterior, porém, como não tem um prazo exato, isso acaba fazendo com que "deixemos a tarefa para mais tarde". Tomem cuidado com ele, se forem utiliza-lo, vocês precisam saber que ele exigirá muita disciplina.

1.3 - Organize as tarefas por semana.

Esse sim é o meu queridinho. Comecei a fazê-lo na metade do ano passado, em uma planilha do Excel, e deu super certo. Eu até mesmo enviava a planilha para alguns amigos para ajudá-los a se organizarem melhor. Eu fiz uma tabela e a separei por dias da semana, e eu colocava uma tarefa no determinado dia em que ela precisava ser entregue. Além de colocar em ordem as aulas que eu teria naquele dia. Vou mostrar um exemplo para vocês entenderem melhor.


02. Faça uma lista no seu caderninho das tarefas que precisa fazer no dia.

Essa é a principal ideia do Caderninho De Organização (se quiser saber mais sobre ele, é só clicar aqui), mas como estamos focados na escola, sugiro que separe uma parte do caderno - além da parte de tarefas que citei acima - para colocar tudo o que precisa fazer naquele determinado dia. Por exemplo: - Estudar para a prova de matemática; - Terminar os exercícios de inglês, etc. Diferente das tarefas para a semana ou para o mês, essas são necessidades urgentes, que você TEM que fazer hoje. Você pode também ir distribuindo as tarefas de um trabalho em grupo por exemplo, e anotar na sua listinha um dia para terminar a sua parte do trabalho.

Esse é só um exemplo de como funciona a "Caixa De Entrada" do caderninho de organização, ok? E no meu caso eu só não coloquei tarefas de escola por causa das férias (haha).

03. Não deixe acumular trabalhos/tarefas.

Sério gente, eu fazia muito isso ano passado e me arrependo muito, pois sei o quanto isso me atrapalhou. Não deixa "para começar amanhã" aquele trabalho chato que a professora mandou fazer ou aquele livro enorme que precisa ler para a prova. Vai fazendo aos pouquinhos, sem pressa, assim você não se estressará e fará as coisas com mais calma e capricho, ou seja, terá uma nota maior.

04. Estude com antecedência para as provas.

Essa é outra dica importantíssima! Quer ir bem em uma prova? Não estude um dia antes. A não ser que você entenda perfeitamente o assunto e queira só dar uma "relembrada" no dia anterior, mas se esse não for o seu caso, reserve pelo menos uns 40 minutos todos os dias, uma semana ou alguns dias antes da prova para estudar. Mas Joyce, como eu posso estudar para uma prova? Olha, o melhor jeito para mim e que sempre funcionou, é assistindo video aulas. Sério, não tem coisa melhor do que o Youtube para estudantes (haha). Assista e depois leia o conteúdo do livro, assim a matéria começará a fazer sentido. Além de gravar áudios ou ensinar aos colegas a matéria que está estudando, isso ajuda -e muito!- a fixar a matéria na cabeça, principalmente aqueles nomes difíceis que as vezes precisamos decorar.

05. Defina prioridades.

Não sei se sou só eu, mas tenho mania de inventar um post pro blog ou de assistir um vídeo no Youtube bem em época de provas. Já cansei de me pegar fazer coisas desnecessárias, enquanto eu deveria estar estudando. Portanto, defina o que é prioridade naquele dia e desligue o celular, o computador, a televisão e tudo o que possa atrapalhar sua concentração em determinada tarefa. 

06. Estude no mínimo 9 horas por dia.

Ok gente, sei que isso é bastante chato, mas todos nós -inclusive eu- devemos estudar pelo menos 9 horas por dia (contando com o tempo em que ficamos na escola/universidade). Precisamos rever um pouco do conteúdo aprendido no dia e fazer exercícios, pois essa é a melhor forma de fixarmos a matéria na mente. Escolha um lugar confortável para estudar e bem iluminado e nunca estude mais do que uma hora sem um intervalo de pelo menos quinze minutos. Sei que essa dica é chata e clichê, e sinceramente acho que tudo bem se não a levarmos ao pé da letra todos os dias (hahaha), mas ela é muito importante, principalmente para quem está em época de vestibular.


Bom gente, as dicas foram essas. Peço desculpas pelo post ter ficado um pouco grandinho -e olha que eu não falei tudo o que tinha vontade hahaha- mas sei que foi útil. Acreditem, eu testei a maioria e realmente funciona, minhas notas melhoraram bastante depois que comecei a aplicar essas dicas. Posso fazer outros posts parecidos com esse, o que acham? Me contem ai nos comentários. Então é isso, XO e boas aulas!





7 comentários:

  1. Definir prioridades e estudar com antecedência são de longe as coisas mais importantes. Não consigo me organizar em agenda pelo fato de que não consigo organizar a agenda kkkk Eu sou o sinônimo de desorganização. Mas se tem uma coisa que me ajudou foi estudar com antecedência, pois quando as provas chegarem você vai ler e se lembrar e não vai desesperar :) Ótimas dicas Joy ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce!
    Adorei as dicas, estou tentando começar a usar mais essa da agenda que eu realmente preciso hahaha
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas! Com certeza irei adquirir essa tabela do excel pra minha vida, hahaha. E uma parte do caderno também! :D

    Beijos,
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu uso uma agenda de papel para organizar a minha vida pessoal e o tablet para me organizar com a escola (que agora virou faculdade). Mas prefiro fazer as tarefas logo depois da aula, assim fixo melhor a matéria.

    http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, a e o blog também <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Vou usar elas pra faculdade... Mas por enquanto só quero saber de aproveitar as férias, kk. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  7. São boas suas dicas. Mas infelizmente a gente sempre acaba relaxando um pouco. Beijos.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir